SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Internacionalização da Educação Superior: Lugar, Sujeito e Pesquisa como categorias substantivas de análiseResidência de pedagogia na Saúde Mental Coletiva - educação como saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

RHODEN, Valmor  y  OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. O ensino de Relações Públicas em frente à cultura digital no Brasil, Argentina e Uruguai Public Relations education facing digital culture in Brazil, Argentina, and Uruguay. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e31227.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644431227.

Esta pesquisa teve como objetivo comparar as Diretrizes Curriculares Nacionais de Relações Públicas de Brasil, Argentina e Uruguai e refletir a respeito da formação recebida pelos universitários da área. A metodologia conta com pesquisa bibliográfica e amparo documental. O ensino superior representa a preparação cidadã e profissional para o mundo do trabalho e, neste artigo, compara-se a realidade brasileira com a dos países vizinhos no que tange o ensino de Relações Públicas no âmbito digital. Os resultados mostraram que, apenas no Brasil, há diretrizes curriculares especificadas em âmbito nacional, criadas em 2013. A respeito da carga horária, há diferença significativa entre os países estudados. E em relação ao presente cenário, que insere a profissão de Relações Públicas na cultura digital, percebemos que tal mudança é discutida de forma incipiente pela documentação oficial brasileira. Ademais, outro ponto observado é que, na Argentina e no Uruguai, os cursos de Relações Públicas têm autonomia para criar seus conteúdos.

Palabras clave : Ensino superior; Relações Públicas; Cultura Digital.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )