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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SILVA, Daisy da; REBELO, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz  e  CANHOTO, Cristina Maria Moreira Monteiro Leal. Percepções dos professores de biologia sobre a avaliação em larga escala em Portugal e Brasil. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e39560.  Epub 07-Jun-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644439560.

Os Exames Nacionais têm grande implicação nas políticas educacionais, na vida de alunos, pais e professores e também no processo educativo. Neste sentido, o propósito deste artigo é apresentar as percepções dos professores de Biologia do Brasil e de Portugal, em relação aos impactos dos Exames Nacionais na sua prática docente. Houve a recolha de dados através de questionário, aplicado a 29 professores de escolas em Portugal e 32 do Brasil. Em ambos os países, os professores percebem o Exame como instrumento normalizador tanto da prática pedagógica quanto de um tipo de formação acadêmica padronizada, com um currículo desenhado para determinados conteúdos. Os resultados indicam que as “avaliações em larga escala”, tanto em Portugal quanto no Brasil, impactam sobre as práticas pedagógicas dos professores da disciplina Biologia.

Palavras-chave : Prática pedagógica; Exames Nacionais; Avaliação em larga escala.

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