SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Interculturality and pedagogical practice: building pathsAwareness of law: route of access to the citizenship of the person with disability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

CAVALCANTI, Larissa de Pinho. Mídia e diversidade na escola: formação cidadã e os multiletramentos. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e35331.  Epub June 15, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435331.

Não se deve atribuir às mídias culpa ou responsabilidade sobre a perpetuação de comportamentos sociais discriminatórios ou preconceituosos, ainda que seja possível afirmar que as mesmas podem reproduzir via discursos, ideologias que subjazem tais práticas. Em outro contexto, os diferentes documentos orientadores da educação brasileira que atribuem à escola o dever da formação cidadã, da leitura crítica e reflexiva da realidade, dos grupos sociais e de suas práticas não encontram respaldo no cotidiano das próprias instituições. Nesse artigo, com base teórica nas DCNs (2010), PCNs (1997), OCEM (2006), BNCC (2017), como também Cope e Kalantzis (2006), Rojo (2012) e Oliveira e Mariotto (2010), unimos essas duas realidades para discutir como a escola poderia trabalhar os discursos veiculados na mídia, em particular, as mídias que fazem parte da realidade de consumo dos jovens na escola. Para isso, investigamos o que se entende por formação cidadã e a relação que ensaia com os conteúdos escolares nos documentos oficiais da educação brasileira, discorremos sobre o valor da pedagogia dos multiletramentos e defendemos a necessidade de se abordar conjuntamente as multiplicidades semióticas e a diversidade social para desconstruir, na escola, discursos e práticas sociais preconceituosos.

Keywords : Escola; Formação cidadã; Multiletramento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )