SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Interculturalidade e Práticas Pedagógicas: construindo caminhosConsciência do direito: via de acesso à cidadania da pessoa com deficiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

CAVALCANTI, Larissa de Pinho. Mídia e diversidade na escola: formação cidadã e os multiletramentos. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e35331.  Epub 15-Jun-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435331.

Não se deve atribuir às mídias culpa ou responsabilidade sobre a perpetuação de comportamentos sociais discriminatórios ou preconceituosos, ainda que seja possível afirmar que as mesmas podem reproduzir via discursos, ideologias que subjazem tais práticas. Em outro contexto, os diferentes documentos orientadores da educação brasileira que atribuem à escola o dever da formação cidadã, da leitura crítica e reflexiva da realidade, dos grupos sociais e de suas práticas não encontram respaldo no cotidiano das próprias instituições. Nesse artigo, com base teórica nas DCNs (2010), PCNs (1997), OCEM (2006), BNCC (2017), como também Cope e Kalantzis (2006), Rojo (2012) e Oliveira e Mariotto (2010), unimos essas duas realidades para discutir como a escola poderia trabalhar os discursos veiculados na mídia, em particular, as mídias que fazem parte da realidade de consumo dos jovens na escola. Para isso, investigamos o que se entende por formação cidadã e a relação que ensaia com os conteúdos escolares nos documentos oficiais da educação brasileira, discorremos sobre o valor da pedagogia dos multiletramentos e defendemos a necessidade de se abordar conjuntamente as multiplicidades semióticas e a diversidade social para desconstruir, na escola, discursos e práticas sociais preconceituosos.

Palavras-chave : Escola; Formação cidadã; Multiletramento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )