SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Psychology Education and Training in Bahia, Brazil: an analysis of Enade 2015Occurrence of burnout syndrome in a group of university teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SANTOS, Vanilza Valentim dos  and  MORI, Nerli Nonato Ribeiro. Educação Profissional: a trajetória de alunos com dificuldades escolares. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e32542.  Epub June 22, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644432542.

O presente artigo trata-se de um recorte da dissertação de mestrado em educação que foi pautada na análise da trajetória dos alunos que cursam o ensino técnico profissionalizante integrado ao Ensino Médio e suas dificuldades escolares. Para tanto, o objetivo geral foi delimitado na análise do percurso e das perspectivas dos alunos do 1° e do 4° ano, matriculados no curso técnico profissionalizante em escolas da rede federal de ensino denominadas Institutos Federais, considerando a relação entre educação escolar e formação profissional. O caminho metodológico empreendido no decurso dos estudos compreendeu uma abordagem qualitativa, de cunho documental, fundamentada pela legislação educacional e documentos institucionais. Os métodos utilizados contaram com a coleta de dados, por meio dos registros do desempenho dos alunos, entrevistas realizadas utilizando um questionário semiestruturado com alunos ingressantes, com os concluintes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e com docentes que ministraram aulas em as ambas as turmas. A realização do estudo proporcionou uma reflexão a respeito das motivações na escolha pelo ensino técnico e sobre as dificuldades e os obstáculos encontrados pelos alunos, assim contribuindo com um novo olhar com relação à educação e à formação profissional.

Keywords : Educação Profissional; Dificuldades Escolares; Institutos Federais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )