SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Pedagogia das competências como princípio de organização curricular: “efeitos colaterais” para a educação superior...Implementação das formações do PNAIC com professores da rede estadual de Campo Grande e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

DAMASCO, Denise Gisele de Britto; BASSALO, Lucélia de Moraes  e  ZARDO, Sinara Pollom. Diálogos da Escola com a Juventude: o Programa Ensino Médio Inovador no Distrito Federal. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e37143.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644437143.

Este artigo apresenta os resultados da análise do Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI, no Distrito Federal, realizada a partir da Análise de Conteúdo de 581 projetos apresentados por 31 escolas, em 2012, e dos resultados de sua implementação, a partir do curso de extensão intitulado Diálogos da Escola com a Juventude, ocorrido no mesmo ano, na Universidade de Brasília. No que se refere aos projetos, constatou-se que: a) os recursos destinavam-se prioritariamente para atividades extraclasse em disciplinas como Física, Biologia, Química e Matemática; b) não houve vagas para que todos os jovens participassem dos projetos específicos; c) houve parcos recursos para jovens com deficiência, jovens do ensino noturno, para os componentes curriculares Artes, Sociologia e Língua Estrangeira e para as temáticas de gênero, sexualidade e direitos humanos. Os resultados do curso de extensão apontam para inquietações e expectativas com a implementação do ProEMI no DF, quanto: a) ao jovem e a questão geracional na escola; b) à seleção e permanência dos participantes em projetos; c) ao compartilhamento dos desafios e experiências vivenciados no contexto escolar; d) à organização do tempo na escola, estágios de discentes, projetos em contraturno e o Ensino Médio noturno. Pode-se concluir que houve poucas escolas selecionadas para participar desse programa em 2012 e que a maioria dos projetos apresentados no DF, tidos como inovadores, eram projetos existentes na escola, o que sugere que a adesão ao ProEMI ocorreu a fim de obter financiamento adicional para a realização de ações já desenvolvidas no âmbito das instituições.

Palavras-chave : Ensino médio; Programa Ensino Médio Inovador; Juventude e educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )