SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Diálogos da Escola com a Juventude: o Programa Ensino Médio Inovador no Distrito FederalO governo Temer e a asfixia dos processos de democratização da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

MARECO, Maria Joana Durbem  e  SILVA, Walter Guedes. Implementação das formações do PNAIC com professores da rede estadual de Campo Grande e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e40710.  Epub 04-Jul-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644440710.

A formação dos professores alfabetizadores constitui-se elemento central na melhoria da qualidade da educação básica. O objetivo deste trabalho é analisar o resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) na rede estadual de ensino no município de Campo Grande (MS), cujos professores do ciclo de alfabetização participaram das formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) entre os anos de 2013 a 2016. O período pesquisado considera o início das formações do PNAIC e o primeiro ano de aplicação da ANA. Enquanto procedimento metodológico, além do levantamento bibliográfico foram utilizados estudos e relatórios da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul e os resultados da ANA das escolas pesquisadas. Os aportes teóricos utilizados compreenderam os estudos que tratam da formação de professores e da avaliação em larga escala. Apesar dos resultados da ANA sinalizarem estratégias que deveriam ser planejadas para garantir o direito de alfabetização plena aos estudantes até o fim do ciclo de alfabetização, esse processo avaliativo ainda está centrado no governo federal, dificultando ações locais das secretarias de educação no sentido de reverter os resultados negativos das avaliações.

Palavras-chave : Formação; Alfabetização; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )