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Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

UCZAK, Lucia Hugo; BERNARDI, Liane Maria  y  ROSSI, Alexandre José. O governo Temer e a asfixia dos processos de democratização da educação. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e33740.  Epub 06-Jul-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644433740.

Este artigo tem como objetivo apresentar discussões sobre o atual governo de Michel Temer que, desde o golpe parlamentar e empresarial de 2016, está cada vez mais próximo do setor privado mercantil na criação de políticas educacionais, no Brasil, aprofundando a naturalização da incorporação da associação entre os setores público e o privado. O presente estudo explora evidências do redimensionamento de políticas em curso a partir do Ministério da Educação, da Base Nacional Comum Curricular, da ação da Conferência Nacional de Educação - CONAE e do Fórum Nacional de Educação. A partir de fontes bibliográficas e de pesquisa documental, constata-se que esse governo é aliado e apoiado pelo setor privado mercantil com o qual articula propostas, ampliando a ação do mercado na educação pública brasileira, tanto na proposição quanto na implantação de políticas, e, ao mesmo tempo, vem tomando medidas que asfixiam os processos de participação e de democratização da educação.

Palabras clave : Políticas educacionais; Democratização da educação; Público-privado; Governo Temer.

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