SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45External financing for education policy in Paraná (2011-2017)Aspects to be considered in studies on the movement of constitution of Professional Identity in educators who teach mathematics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SOARES, Rodrigo Lemos  and  DILLMANN, Mauro. Narrativas históricas: ensaiando movimentações de exus e pombagiras em terreiros de Quimbanda de Rio Grande/ RS. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e34184.  Epub July 10, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434184.

Neste artigo problematizo como os saberes em torno das narrativas de experiências históricas foram recorrentes ao produzir análises acerca do ensino de danças de exus e pombagiras, em terreiros de Quimbanda, na cidade do Rio Grande/ RS. Utilizei, para tanto, discussões sobre ensino relacionadas a dois conceitos: conhecimento histórico e usos do passado. Ensinar, ainda que não seja uma premissa de todos(as) os(as) participantes do estudo, coloca em debate artefatos ou técnicas, que substanciam os movimentos dos corpos dos(as) filhos(as) de santo dos(as) dirigentes de terreiros. O aporte teórico está centrado nos Estudos Culturais na sua vertente pós-estruturalista e as narrativas foram produzidas a partir de roteiros estruturados, sendo os dados analisados sob uma Análise Cultural. Considero que o conhecimento é transitório e que produz, a partir de narrativas históricas, sujeitos religiosos por meio das danças. Desse modo, especifico que os saberes e o ato de ensinar não são processos definitivos e que apresentam conexões de proximidade com histórias que forjam os terreiros.

Keywords : Narrativas históricas; Ensino de danças; Quimbanda.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )