SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Aspectos a serem considerados em investigações a respeito do movimento de constituição da Identidade Profissional de professores que ensinam matemáticaComposição, diálogo e conscientização na EJA: um estudo no campo da educação musical índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

AZENHA, Eunice Pereira  y  ROCHA, Karla Marques da. O Aluno Monitor da Sala de Informática como estratégia para o uso pedagógico das TIC nas Escolas Municipais de Santa Maria. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e34486.  Epub 13-Jul-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434486.

Este artigo se pauta na temática da habilitação de alunos monitores para atuar nas salas de informática, auxiliando na integração das tecnologias educacionais em rede à prática pedagógica dos professores das escolas municipais de Santa Maria. Tal ação, implementada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, buscou potencializar o uso pedagógico das tecnologias educacionais existentes nestes ambientes escolares, enfatizando o software livre, por meio do Linux Educacional, o Sistema Operacional adotado pelo PROINFO. A proposta constituiu-se com oficinas de formação continuada, ao longo do ano, alicerçada na abordagem qualitativa e na metodologia da pesquisa-ação. Foram selecionadas ferramentas do Linux Educacional compatíveis com a versão disponível nas escolas e elaborados materiais didáticos para o desenvolvimento das oficinas, organizados em um e-Book, visando à divulgação e compartilhamento da investigação-ação em outros contextos. A pesquisa analisou em que medida a integração das TIC, com o suporte do aluno monitor, pode auxiliar na prática dos professores que utilizam o ambiente informatizado na escola, como também as transformações que poderão ocorrer nas relações que se estabelecem entre aluno monitor e professor que aprendem e ensinam, em uma relação circular, e na escola que acolhe a proposta. A formação estimulou a aprendizagem colaborativa, perpassando pela apropriação, aperfeiçoamento de competências, habilidades e atitudes que resultaram em mudanças do aluno no papel de monitor, incentivando a promoção de sua autonomia e ação voluntária na sala de informática, como uma importante contribuição social que evidencia o protagonismo e atitude cidadã.

Palabras clave : Aluno Monitor; Aprendizagem Colaborativa; Tecnologias Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )