SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Precariousness and privatization of public policies in distance educationThe importance of critical thinking in curricular innovations: interface with emancipatory sexual education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

NEVES, Júlia Guimarães  and  FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. A vida em forma de história: tempos/lugares de experiência. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e35844.  Epub July 18, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435844.

A pesquisa intitulada “A vida em Forma de História: tempos/lugares de experiência” objetivou tecer significações de ordem teórico-metodológica a respeito da pesquisa biográfico narrativa mediante produção da história de vida de uma destacada educadora/pesquisadora do Rio Grande do Sul, Brasil. Portanto, essa vida em forma de história apresenta-se, neste texto, como rico material para, ao modelar eventos vividos, evidenciar dimensões relativas a tempos/lugares experienciais constituintes dessa história como elementos compreensivos caros à pesquisa (auto)biográfica. O circuito narrativo, constituído pela palavra dada e escuta atenta, forneceu elementos analíticos para a busca desse desiderato. No processo de análise, mediante Compreensão Cênica, buscamos apreender os sentidos que lugares e momentos vivenciados, narrados reflexivamente, ocupam no decorrer dessa história. É pela reflexão, empreendida no seio do circuito narrativo, que as vivências evoluem em experiências significativas, formadoras, portanto, via uma história singular e, ao mesmo tempo plural, desde que busca construir significações do vivido em dado e datado contexto sócio-histórico. A pesquisa (auto)biográfica opera, assim, histórias de vida que representam, além de um produto, nesse caso, a vida de uma destacada educadora sul-rio-grandense em forma de história, uma opção teórico-metodológica que inclui dimensões formativas da sensibilidade humana em processo de significação de identidades narrativas. Assim, ao mesmo tempo em que homenageamos uma vida, o presente artigo tem como escopo iluminar oportunidades que a pesquisa em histórias de vida proporciona pela reflexão do narrado, possibilitando compreensões a respeito de modos pelos quais o sujeito autobiográfico se (re)inventa: no presente pela rememoração do passado, projetando-se na produção, presente/futura, de uma aprendizagem mediada por uma história composta por um conjunto de experiências vividas em tempos e lugares biográfico narrativos.

Keywords : Educação; Pesquisa (auto)biográfica; História de Vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )