SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45A vida em forma de história: tempos/lugares de experiênciaHorta Pedagógica: uma pesquisa-participante de formação de docentes em educação por projetos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

YARED, Yalin Brizola; MELO, Sonia Maria Martins de  y  VIEIRA, Rui Marques. A Importância do Pensamento Crítico em Inovações Curriculares: interface com a educação sexual emancipatória. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e33096.  Epub 18-Jul-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644433096.

A partir de uma pesquisa de doutoramento no campo da Educação em interface com a sexualidade, o presente artigo discorre sobre a importância da promoção do Pensamento Crítico (PC) em mudanças paradigmáticas curriculares no ensino superior. O lócus do estudo foi um Curso de Graduação em Medicina organizado em currículo integrado, orientado por competências, com quadro docente interdisciplinar e multiprofissional, e desenvolvido por metodologias ativas. Objetivamos, neste ensaio, problematizar o desenvolvimento do PC como elemento substancial na materialização de uma proposta curricular que visa uma transformação paradigmática educacional. Norteado pelo paradigma do materialismo histórico dialético, o ensaio configura-se como um estudo de caso que utiliza o método dialético para análise da realidade. Os instrumentos de coleta compreenderam o uso de questionário e, posteriormente, a entrevista semiestruturada áudio gravada. Para análise, foi utilizada a análise de conteúdo, com complementos da análise textual discursiva. Como resultado, registrou-se que o desenvolvimento intencional do PC é fundamental para a busca de uma transformação paradigmática educacional efetiva. Embora hoje sejam defendidos e divulgados vários elementos inovadores no processo de ensino e de aprendizagem, muitos docentes do ensino superior continuam agindo amparados no paradigma convencional acriticamente. Isso sugere que as práticas não promovem naturalmente o PC.

Palabras clave : Pensamento crítico; Curso de Graduação em Medicina em currículo integrado; Formação médica e educação sexual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )