SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45A Importância do Pensamento Crítico em Inovações Curriculares: interface com a educação sexual emancipatóriaO desafio político da educação escolar: desdobramentos para pensar a Formação Inicial em Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SOUZA FILHO, Sérgio Murilo de  e  LIMA, Vanessa Aparecida Alves de. Horta Pedagógica: uma pesquisa-participante de formação de docentes em educação por projetos. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e33426.  Epub 18-Jul-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644433426.

As hortas e jardins em escolas vêm sendo usadas como instrumento didático e projetos educacionais em todas as regiões do mundo. Para muitos autores é uma das melhores formas de promover vivências e transformações em termos ecopedagógicos, bem como, permite associar diferentes conteúdos curriculares significativos à ecologia, possibilitando um progresso da cultura social sustentável. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta a abordagem teórica sobre o ensino baseado em hortas/jardins, utilizando os princípios desse método em uma pesquisa participante de formação docente em educação por projetos com três professoras de uma escola municipal de Joinville/SC. A pesquisa foi realizada em sete encontros com as professoras e três instrumentos diagnósticos: questionário semiaberto com as professoras, pré e pós-projeto e grupo focal com os alunos. A experiência apresentou como resultado a dinamização de conteúdos para inserção da pedagogia de hortas dentro do currículo escolar, e ao longo do processo, foi realizada a construção de uma horta pedagógica com auxílio dos alunos.

Palavras-chave : Ensino baseado em hortas; Educação por projetos; Ecopedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )