SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45O desafio político da educação escolar: desdobramentos para pensar a Formação Inicial em Educação FísicaEstudo sobre análise de discurso como procedimento metodológico na pesquisa documental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

NAGASE, Raquel Hissae; LIMANA, Amir  e  AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. Avaliação da educação infantil: um subcampo social em disputa. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e33550.  Epub 19-Jul-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644433550.

O objetivo deste artigo é analisar a avaliação da educação infantil, com base nas perspectivas indicadas por Souza (2014): uma com ênfase nas condições de oferta e outra com foco no desempenho dos alunos. Inicialmente, são apresentados alguns conceitos que fundamentam a análise, cuja base se encontra na teoria de campo, de Pierre Bourdieu, e na tese de Agenda Globalmente Estruturada para a Educação (AGEE), de Roger Dale. Tratar sobre esses conceitos contribui para compreender a importância que a avaliação da educação passa a ter no contexto de reestruturação do Estado, bem como a preocupação da implementação de uma avaliação da primeira etapa da educação com caráter gerencialista. Posteriormente, o objetivo é apontar alguns retrocessos envolvendo a educação infantil que, de certo modo, convergem com uma das perspectivas propostas. Ao mostrar o debate sobre a avaliação dessa etapa, percebe-se que a avaliação da educação infantil é um objeto em disputa no campo educacional, mas também é um subcampo em que instrumentos, metodologias e resultados estão em disputa.

Palavras-chave : Avaliação; Educação infantil; Campo educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )