SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Formation to teach Mathematics in a Pedagogy course: trails of the discoursesParticipation of the community in institutional self-evaluation in universities of Argentina, Brazil and Paraguay: the cases of UFFS, UNE, UNNE and UTFPR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MUELLER, Rafael Rodrigo  and  CECHINEL, André. A privatização da educação brasileira e a BNCC do Ensino Médio: parceria para as competências socioemocionais. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e35680.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435680.

Este artigo pretende discutir as consequências da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e órgãos nacionais e internacionais que assumiram o papel de reguladores transnacionais de políticas de educação em diversos países, especialmente os chamados países “em desenvolvimento”. Para tanto, pretende-se analisar como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Instituto Ayrton Senna (IAS) influenciam a educação brasileiraa partir da recém aprovada Base Nacional Comum Curricular (BNCC),como forma de demonstrar objetivamente a relação entre essas instituições e sua lógica privada e comercial que tem influenciado as políticas públicas nacionais centrada, em grande medida, no conceito de competências socioemocionais. Portanto, o estudo utiliza como referência central para tal articulação a própria BNCC, em especial a do ensino médio, uma vez que essa etapa da educação básica é aquela em que as categorias trabalho e educação estão mais intensas e concretamente relacionadas.

Keywords : Educação Brasileira; Base Nacional Comum Curricular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )