SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Participation of the community in institutional self-evaluation in universities of Argentina, Brazil and Paraguay: the cases of UFFS, UNE, UNNE and UTFPRThe crisis of teacher’s authority and the challenge of education in a democratic and multicultural society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SOUZA, Marco Aurelioda Cruz. Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No Brasil. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e35491.  Epub Oct 11, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435491.

A formação do bailarino clássico e contemporâneo na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil localizado em Joinville (SC) é baseado na disciplina rígida e metodologia da escola russa. Em minha tese de doutorado em Motricidade Humana na especialidade Dança, realizado na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa Portugal, busco entender qual o papel da disciplina danças populares na matriz curricular desta escola. Após as análises realizadas, apresento uma proposta metodológica para o ensino da dança popular que se chama “Dança popular, espaço coletivo de saberes”. Acreditamos que enquanto componente curricular, a dança popular pode oportunizar aos professores o uso de novas estratégias pedagógicas favorecendo o reconhecimento da cultura brasileira, de novos processos criativos, e em dar “voz” aos alunos, aumentando a autonomia nas decisões tomadas. Isso resulta que o processo de formação de bailarino anda paralelo ao processo educacional, com foco na formação cidadã, e ainda oportunizando um processo de interdisciplinaridade. Esta reflexão realizada em torno das estruturas do vivido na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil fez surgir a proposta baseada em princípios da arte e educação, gerando novas possibilidades de trabalhar o corpo sob a perspectiva de dança popular de matriz tradicional.

Keywords : Popular; Proposta metodológica; Ensino na educação não-formal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )