SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Methodological proposal for the teaching of popular dances in the Escola do Teatro Bolshoi no BrasilRelations between metacognitive knowledge and performance in counting principles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MUHL, Eldon Henrique. Crise da autoridade docente e o desafio da formação na sociedade democrática e multicultural. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e35404.  Epub Aug 09, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435404.

A crise da autoridade docente e a indiferença dos alunos diante do papel do professor têm se constituído como um desafio na educação atual. O presente artigo objetiva esclarecer algumas razões que têm motivado o descrédito ou a defrontação da autoridade docente, considerando as transformações de ordem social, econômica e cultural da atualidade. Para tanto, serão identificados possíveis fatores socioculturais que contribuem para o surgimento e a manutenção da crise de autoridade a partir das análises de Arendt (1992) e de Gauchet (2008). As reflexões desses dois autores, a que pese suas diferentes concepções teóricas, aproximam-se na compreensão do problema da crise da autoridade no campo educacional, trazendo contribuições significativas para o enfrentamento dos desafios decorrentes de tal crise. A conclusão aponta que o restabelecimento da autoridade legítima e eficaz de educadores e dos responsáveis pela educação depende da redescoberta do sentido do saber e do desenvolvimento de uma cultura comum de formação sustentado no diálogo.

Keywords : Educação; Crise de autoridade; Formação docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )