SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi No BrasilRelação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

MUHL, Eldon Henrique. Crise da autoridade docente e o desafio da formação na sociedade democrática e multicultural. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e35404.  Epub 09-Ago-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435404.

A crise da autoridade docente e a indiferença dos alunos diante do papel do professor têm se constituído como um desafio na educação atual. O presente artigo objetiva esclarecer algumas razões que têm motivado o descrédito ou a defrontação da autoridade docente, considerando as transformações de ordem social, econômica e cultural da atualidade. Para tanto, serão identificados possíveis fatores socioculturais que contribuem para o surgimento e a manutenção da crise de autoridade a partir das análises de Arendt (1992) e de Gauchet (2008). As reflexões desses dois autores, a que pese suas diferentes concepções teóricas, aproximam-se na compreensão do problema da crise da autoridade no campo educacional, trazendo contribuições significativas para o enfrentamento dos desafios decorrentes de tal crise. A conclusão aponta que o restabelecimento da autoridade legítima e eficaz de educadores e dos responsáveis pela educação depende da redescoberta do sentido do saber e do desenvolvimento de uma cultura comum de formação sustentado no diálogo.

Palavras-chave : Educação; Crise de autoridade; Formação docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )