SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45The crisis of teacher’s authority and the challenge of education in a democratic and multicultural societyHuman formation in post-humanism: reflections about Heidegger's Letter on Humanism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

ASSIS, ÉvelinFulginiti de  and  CORSO, Luciana Vellinho. Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e35294.  Epub Aug 18, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435294.

Este artigo objetiva investigar o conhecimento metacognitivode alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, em relação às sessões de intervenção que os sujeitos participaram, e verificar se este conhecimento corresponderia ao desempenho dos estudantes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, inicialmente são discutidos estudos buscando evidenciar o conceito de metacognição e sua relação com a matemática. Este estudo contou com 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental, de 3 escolas públicas de Porto Alegre. A investigação do conhecimento metacognitivo ocorreu através de três perguntas realizadas, pela pesquisadora, ao final da última sessão de uma intervenção em princípios de contagem. As respostas das crianças foram categorizadas e relacionadas com o desempenho destas em avaliação dos princípios de contagem. Os resultados evidenciam que a maioria dos alunos mostrou bom conhecimento metacognitivo, demonstrando correspondência entre o que responderam à pesquisadora e o desempenho na avaliação.

Keywords : Conhecimento metacognitivo; Princípios de contagem; Matemáticainicial..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )