SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Crise da autoridade docente e o desafio da formação na sociedade democrática e multiculturalA formação humana no pós-humanismo: reflexões a partir da Carta sobre o humanismo de Heidegger índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ASSIS, ÉvelinFulginiti de  y  CORSO, Luciana Vellinho. Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e35294.  Epub 18-Ago-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435294.

Este artigo objetiva investigar o conhecimento metacognitivode alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, em relação às sessões de intervenção que os sujeitos participaram, e verificar se este conhecimento corresponderia ao desempenho dos estudantes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, inicialmente são discutidos estudos buscando evidenciar o conceito de metacognição e sua relação com a matemática. Este estudo contou com 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental, de 3 escolas públicas de Porto Alegre. A investigação do conhecimento metacognitivo ocorreu através de três perguntas realizadas, pela pesquisadora, ao final da última sessão de uma intervenção em princípios de contagem. As respostas das crianças foram categorizadas e relacionadas com o desempenho destas em avaliação dos princípios de contagem. Os resultados evidenciam que a maioria dos alunos mostrou bom conhecimento metacognitivo, demonstrando correspondência entre o que responderam à pesquisadora e o desempenho na avaliação.

Palabras clave : Conhecimento metacognitivo; Princípios de contagem; Matemáticainicial..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )