SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Crise da autoridade docente e o desafio da formação na sociedade democrática e multiculturalA formação humana no pós-humanismo: reflexões a partir da Carta sobre o humanismo de Heidegger índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

ASSIS, ÉvelinFulginiti de  e  CORSO, Luciana Vellinho. Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e35294.  Epub 18-Ago-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435294.

Este artigo objetiva investigar o conhecimento metacognitivode alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, em relação às sessões de intervenção que os sujeitos participaram, e verificar se este conhecimento corresponderia ao desempenho dos estudantes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, inicialmente são discutidos estudos buscando evidenciar o conceito de metacognição e sua relação com a matemática. Este estudo contou com 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental, de 3 escolas públicas de Porto Alegre. A investigação do conhecimento metacognitivo ocorreu através de três perguntas realizadas, pela pesquisadora, ao final da última sessão de uma intervenção em princípios de contagem. As respostas das crianças foram categorizadas e relacionadas com o desempenho destas em avaliação dos princípios de contagem. Os resultados evidenciam que a maioria dos alunos mostrou bom conhecimento metacognitivo, demonstrando correspondência entre o que responderam à pesquisadora e o desempenho na avaliação.

Palavras-chave : Conhecimento metacognitivo; Princípios de contagem; Matemáticainicial..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )