SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Human formation in post-humanism: reflections about Heidegger's Letter on HumanismState reform and basic education quality assessment policies in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

DIAS, Sueli de Fátima  and  CAINELLI, Marlene Rosa. Ensino de História: Educação Histórica no contexto de mudanças das práticas pedagógicas (Paraná, 2008). Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e36242.  Epub July 20, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436242.

Neste artigo partimos do contexto de discussão do ensino de História e suas relações no currículo escolar brasileiro considerando o surgimento de diferentes práticas pedagógicas. Apresentamos estudos acerca da conjuntura das mudanças de fins do século XX e incorporação de novos paradigmas ao ensino da disciplina como a Educação Histórica. Ressaltamos, conforme as Diretrizes Curriculares de História, no Estado do Paraná (DCE-SEED-PR/2008), um aporte teórico-metodológico embasado na compreensão da consciência histórica e elementos que se relacionam com a Educação Histórica, indicando à atuação pedagógica do professor a associação entre passado-presente, produção de narrativas e a aula oficina. Este artigo integra-se às investigações da tese de doutoramento em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina intitulada - Educação Histórica na formação e atuação dos professores: um campo em construção para os docentes da rede pública - SEED-PR, ressaltando a expansão das discussões em torno da temática da Educação Histórica que, em nossas hipóteses, influencia a formação e atuação de professores de História ressignificando suas práticas.

Keywords : Ensino de História; Formação de professores; Educação Histórica; Diretrizes Curriculares de História /SEED-PR.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )