SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45A formação humana no pós-humanismo: reflexões a partir da Carta sobre o humanismo de HeideggerReforma do Estado e Políticas de Avaliação da Qualidade da Educação Básica no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

DIAS, Sueli de Fátima  e  CAINELLI, Marlene Rosa. Ensino de História: Educação Histórica no contexto de mudanças das práticas pedagógicas (Paraná, 2008). Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e36242.  Epub 20-Jul-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436242.

Neste artigo partimos do contexto de discussão do ensino de História e suas relações no currículo escolar brasileiro considerando o surgimento de diferentes práticas pedagógicas. Apresentamos estudos acerca da conjuntura das mudanças de fins do século XX e incorporação de novos paradigmas ao ensino da disciplina como a Educação Histórica. Ressaltamos, conforme as Diretrizes Curriculares de História, no Estado do Paraná (DCE-SEED-PR/2008), um aporte teórico-metodológico embasado na compreensão da consciência histórica e elementos que se relacionam com a Educação Histórica, indicando à atuação pedagógica do professor a associação entre passado-presente, produção de narrativas e a aula oficina. Este artigo integra-se às investigações da tese de doutoramento em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina intitulada - Educação Histórica na formação e atuação dos professores: um campo em construção para os docentes da rede pública - SEED-PR, ressaltando a expansão das discussões em torno da temática da Educação Histórica que, em nossas hipóteses, influencia a formação e atuação de professores de História ressignificando suas práticas.

Palavras-chave : Ensino de História; Formação de professores; Educação Histórica; Diretrizes Curriculares de História /SEED-PR.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )