SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Reforma do Estado e Políticas de Avaliação da Qualidade da Educação Básica no BrasilO jornal impresso: possibilidade de letramento numa perspectiva discursiva na educação infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

VICENTE, Magda de Abreu  y  AMARAL, Giana Lange do. Políticas públicas municipais para a educação primária em Pelotas, RS, Brasil (1940-1961). Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e36332.  Epub 14-Jul-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436332.

O presente artigo examina as políticas municipais para a educação na cidade de Pelotas - RS, de 1940 a 1961, com o objetivo de destacar o envolvimento da municipalidade em relação à abertura de escolas e a normatização do ensino primário. Na análise, de cunho histórico documental, foram consultadas leis, atos, decretos, regimentos e relatórios anuais do município. A investigação demonstrou que, a partir de 1945, houve um considerável aumento de recursos destinados à educação pública municipal. Foram alocadas verbas, principalmente, para a contratação de professores e abertura de escolas primárias isoladas localizadas na zona rural. Tal fato foi incentivado pelo fim da ditadura do governo de Getúlio Vargas, pela criação, em 1942, do Fundo Nacional para o Ensino Primário e pelos encargos que foram atribuídos ao município, a partir da Constituição Federal de 1946, em relação ao financiamento educacional bem como pela influência política do Partido Social Democrata em nível federal, regional e local.

Palabras clave : Municipalismo; Políticas municipais; Escolas primárias rurais..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )