SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Municipal public policies for primary education in Pelotas, RS, Brazil (1940 - 1961)Cognitive Neuroscience and Education: analysis on the prevalence of neuromyths among teachers of Mathematics and other areas of knowledge acting in the SRE of Carangola-MG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

CASARIN, Inês Buglini  and  AZEVEDO, Heloisa Oliveira. O jornal impresso: possibilidade de letramento numa perspectiva discursiva na educação infantil. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e36393.  Epub Aug 08, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436393.

Este artigo constitui-se de relato de pesquisa acadêmico-cientifica de abordagem qualitativa exploratória que investigou práticas pedagógicas de professoras em duas turmas de educação infantil no município de Campinas. O problema da pesquisa situou-se em compreender como o jornal impresso pode se constituir em mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento infantis. Neste artigo apresentamos as análises realizadas mediante o entrelaçamento das transcrições das entrevistas semiestruturadas com os registros de observação. O material empírico foi analisado com base em pressupostos da teoria histórico-cultural e da perspectiva bakhitiniana. Destacamos que as práticas pedagógicas planejadas tomando como mediador o jornal impresso, possibilitaram a inserção das crianças no mundo letrado e na realidade circundante e a proposta de elaboração de um jornal das salas constituiu-se um deflagrador da produção textual infantil. Os gêneros discursivos contidos no jornal possibilitaram a interlocução, a troca de experiências e a abordagem de temáticas constantes nos planejamentos das professoras, tornando o ensino contextualizado e significativo.

Keywords : Formação de Professores; Educação infantil; Jornal escolar infantil..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )