SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45O jornal impresso: possibilidade de letramento numa perspectiva discursiva na educação infantilMovimento #EleNão: reconhecimento e afirmação do ato de fala das mulheres na política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SA, Lourenço de; NARCISO, Ana Lucia do Carmo  e  FUMIA, Herman Fialho. Neurociência Cognitiva e Educação: análise sobre a prevalência de neuromitos entre os docentes de Matemática e das demais áreas do conhecimento atuantes na SRE de Carangola-MG. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e36426.  Epub 10-Ago-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436426.

A Neurociência Cognitiva busca, através de diversas metodologias investigativas, analisar como se dão as atividades mentais relacionadas à cognição em áreas cerebrais importantes para a Educação. Tendo em vista que as atividades desenvolvidas no Sistema Nervoso Central influenciam no processo de aprendizagem, e que os Neuromitos são o principal entrave para que se estabeleça um diálogo entre Neurociência e Educação, o presente trabalho de caráter descritivo-exploratório foi realizado através de uma abordagem quantitativa e apresentou resultados acerca da prevalência de Neuromitos entre 66 professores atuantes em escolas pertencentes à 5ª Superintendência Regional de Ensino de Carangola - MG. Para isso, foi aplicado um questionário aos professores com asserções relativas a aspectos básicos do funcionamento do Sistema Nervoso, mescladas com alguns dos Neuromitos mais frequentes na Educação. A partir disso, pôde ser feita uma comparação entre os resultados obtidos pelos professores de Matemática e das demais áreas e, verificou-se que de modo geral, estes apresentam pouco conhecimento sobre o tema, embora demonstrem interesse.

Palavras-chave : Educação Matemática; Cognição; Neuroaprendizagem..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )