SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Cognitive Neuroscience and Education: analysis on the prevalence of neuromyths among teachers of Mathematics and other areas of knowledge acting in the SRE of Carangola-MGInclusion in teachers' voices: emotions, meanings and practices on the school floor from the historical-cultural perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SCHWENGBER, Maria Simone Vione  and  PINHEIRO, Naira Leticia Giongo Mendes. Movimento #EleNão: reconhecimento e afirmação do ato de fala das mulheres na política. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e36458.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436458.

O foco deste artigo está em discutir a emergência de vozes das mulheres brasileiras na contemporaneidade - da condição de silêncio e inferiorização das “subalternas” até as fraturas e, por consequência, as falas e manifestações nas redes digitais e nas ruas. No artigo, propõe-se um debate sobre as seguintes questões: como tem se dado a passagem entre o silêncio e a fala das mulheres nos espaços públicos? A partir de que condições? Como corpus das análises, utilizamos o movimento #EleNão (2018). O percurso teórico-metodológico para a análise é inspirado na perspectiva foucaultiana do acontecimento discursivo. Das análises, destacamosque o movimento #EleNão reatualiza a luta do reconhecimento do outro da política - Elas. #EleNão emerge como política de performatividade, de ações corporais e gestuais de resistência, de exposição do direito de falar, de aparecer no sentido de existir, de lutar contra as precariedades das existências. #EleNão produz sentidos de ação política no imaginário social brasileiro, isto é, reposiciona certa saída da condição das mulheres como subalternas que não falam. #EleNão surge como espaço para tensionar/pensar o feminismo nos interstícios de suas igualdades e diferenças no campo das relações de gênero.

Keywords : Mulheres; Fala; Reconhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )