SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Inclusion in teachers' voices: emotions, meanings and practices on the school floor from the historical-cultural perspectiveIntegrative review: intersecting conceptions of environmental education with a Marxian theoretical framework author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

RHODEN, Juliana Lima Moreira  and  ZANCAN, Silvana. A perspectiva da abordagem qualitativa narrativa de cunho sociocultural: possibilidade metodológica na pesquisa em educação. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e36687.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436687.

A partir de uma discussão teórica, este artigo busca apresentar reflexões sobre a abordagem qualitativa narrativa de cunho sociocultural, como possibilidade metodológica na pesquisa em educação. Para isso, inicialmente, a proposta é introduzir a discussão tecendo algumas considerações sobre a pesquisa qualitativa, para, posteriormente, abordar sobre a possibilidade de investigação pela abordagem narrativa sociocultural. Sendo assim, o objetivo principal é refletir sobre algumas concepções teóricas desta perspectiva de investigação. Trata-se de uma abordagem que vem contribuindo para o avanço das pesquisas em educação, principalmente em relação às temáticas que envolvem o estudo sobre aprendizagem docente, atividade docente de estudo, construção do conhecimento pedagógico, desenvolvimento profissional, trajetórias e saberes docentes na educação básica e superior. Portanto, as investigações baseadas nessa abordagem possibilitam a compreensão do processo de transformação, sob seu aspecto histórico e de mudança, no qual os sujeitos que narram estão envolvidos.

Keywords : Abordagem qualitativa; Narrativa de Cunho Sociocultural; Pesquisa em Educação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )