SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45A inclusão na voz das professoras: emoções, sentidos e práticas no chão de escola sob a perspectiva histórico-culturalRevisão integrativa: intersectando concepções de educação ambiental com referencial teórico marxiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

RHODEN, Juliana Lima Moreira  e  ZANCAN, Silvana. A perspectiva da abordagem qualitativa narrativa de cunho sociocultural: possibilidade metodológica na pesquisa em educação. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e36687.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436687.

A partir de uma discussão teórica, este artigo busca apresentar reflexões sobre a abordagem qualitativa narrativa de cunho sociocultural, como possibilidade metodológica na pesquisa em educação. Para isso, inicialmente, a proposta é introduzir a discussão tecendo algumas considerações sobre a pesquisa qualitativa, para, posteriormente, abordar sobre a possibilidade de investigação pela abordagem narrativa sociocultural. Sendo assim, o objetivo principal é refletir sobre algumas concepções teóricas desta perspectiva de investigação. Trata-se de uma abordagem que vem contribuindo para o avanço das pesquisas em educação, principalmente em relação às temáticas que envolvem o estudo sobre aprendizagem docente, atividade docente de estudo, construção do conhecimento pedagógico, desenvolvimento profissional, trajetórias e saberes docentes na educação básica e superior. Portanto, as investigações baseadas nessa abordagem possibilitam a compreensão do processo de transformação, sob seu aspecto histórico e de mudança, no qual os sujeitos que narram estão envolvidos.

Palavras-chave : Abordagem qualitativa; Narrativa de Cunho Sociocultural; Pesquisa em Educação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )