SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Aprendizagem ativa e deeper learning: reflexões sobre as demandas por uma educação em compasso com seu tempoA Escrita no Centro Psychico de Caetité, Bahia: Funções e Usos (1905-1930) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

LIMA, Marcia Raika e Silva. As significações de professor do Ensino Médio sobre a educação inclusiva. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e37039.  Epub 20-Ago-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644437039.

O texto tem como objeto de estudo a atividade de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) na escola regular. Trata-se do recorte de pesquisa de doutoradoe teve como problemática: quais as significações de uma professora de Ensino Médio sobre a atividade de ensino-aprendizagem desenvolvida para a inclusão escolar de alunos com NEEs no Ensino Médio? A investigação é de natureza qualitativa e tem como objetivo analisar os significados e os sentidos constituídos por uma professora de Ensino Médio acerca da atividade de ensino- aprendizagem de alunos com NEEs. A base teórico-metodológica de sustentação foram o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Sócio-Histórica. O procedimento analítico utilizado foi o Núcleo de Significação. A participante da pesquisa foi uma professora de História. As técnicas e os instrumentos metodológicos foram a entrevista narrativa e reflexiva. A professora entrevistada expressa que, para que o aluno com NEEs participe e se aproprie da cultura sistematizada, concebe que o professor deve ter jogo de cintura para que esse aluno não seja excluído, segregado ou mesmo passível de bullyingpor aqueles sem NEEs. Conclui-se quea professora,após receber esses alunos em sala de aula, sente-se afetada com a educação inclusiva, realizando jogo de cintura para que eles sejam incluídos nos processos de formação, de aprendizagem e de desenvolvimento na escola regular.

Palavras-chave : Formação contínua; Significados e Sentidos; EducaçãoInclusiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )