SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45The right to education in the perspective of distributive justice: an analysis of the Reform of Secondary EducationRepresentations and stereotypes of teaching in the children’s vision of the rural area author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SILVA, Maria Rute Depoi da; ZUCOLOTTO, Marcele Pereira da Rosa  and  ZANELLA, Diego Carlos. As humanidades e a escola de Ensino Médio como espaço democrático. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e38252.  Epub July 18, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644438252.

Este estudo de cunho teórico pretende abordar algumas reflexões sobre a importância do ensino de humanidades para a escola de ensino médio constituir-se de fato em um espaço democrático. Inicialmente, o texto enfatiza pontos da Lei nº 13.415/2017, oriunda da Medida Provisória nº 746/2016 que reformula o ensino médio brasileiro e que pode representar, entre outras questões, uma ameaça ao ensino de humanidades. Nesse sentido, embasado por Paiva (1987), Aranha (2006) e Libâneo (2012) traz algumas considerações a respeito da história da educação brasileira e sua organização escolar, a fim de se compreender como e com que ideais este espaço foi sendo construído em nossa sociedade ao longo dos anos. No decorrer do texto, enfoca-se na defesa das humanidades como um caminho para que a escola seja realmente um território democrático. Para tanto, reporta-se a Rouanet (1987), Saviani (1997), Morais (2014) e principalmente a algumas ideias de Nussbaum (2015), que enfatizam a necessidade de se priorizar as humanidades para viabilizar a opção pela democracia, apontando para a urgência de uma educação democrática. O estudo aponta ainda para o papel fundamental da escola com vistas ao contexto democrático e o quanto esta, com o aporte das humanidades, pode contribuir para a formação de cidadãos verdadeiramente comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Keywords : Educação escolar; Humanidades; Democracia..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )