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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

ROMERO, Rosana Lopes  e  CALSA, Geiva Carolina. Representações e estereótipos da docência na visão de crianças da Educação Infantil de zona rural. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e37134.  Epub 14-Set-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644437134.

Este artigo consiste em um recorte de pesquisa de Mestrado que tem como questão-problema: Que características alguém precisa possuir para exercer a docência na visão de crianças com idade de cinco anos? O objetivo consiste em analisar as representações que envolvem quem pode lecionar de acordo com crianças da Educação Infantil do meio rural. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas projetivas e de “Jogo de areia”realizados individualmente com as crianças-participantes. Os resultados revelaram que para ser docente, na visão dessas crianças, é preciso ser mulher, branca, jovem, com cabelos longos e lisos, revelando representações ancoradas em estereótipos de mulher, predominantes no ideário da sociedade brasileira. Concluímos que a reprodução de comportamentos hegemônicos na escola favorece a construção dessas representações das crianças sobre ser docente, fato que pode contribuir com a padronização de gêneros e promover a não aceitação do diferente.

Palavras-chave : Educação; Representações; Profissão Docente.

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