SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Contemporary Youth Experiences: Theoretical and Methodological Reflections on Socialization and IndividualizationThe inclusive toy in a early childhood school in Barcelona author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MOREIRA, Ana Isabel; DUARTE, Pedro; ROTHES, Luís  and  DIOGO, Fernando. Eu, quando era pequeno, gostava da escola… de comer na cantina”: perspectiva(s) dos adultos sobre a organização escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e39626.  Epub Aug 01, 2022. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644439626.

A educação e formação de adultos não se restringe, hoje, a práticas educativas que se definem por relação a um qualquer sistema escolar (ou profissional). Ainda assim, e sendo a aprendizagem transversal às várias dimensões da vida humana e passível de acontecer em distintos contextos sociais, é legítimo que se questionem, por via de um inquérito, 32 adultos analfabetos ou com baixos índices de literacia sobre a perspectiva que perfilham quanto à organização escolar. Porque alguns deles experienciaram essa realidade e precocemente a abandonaram, porque outros têm familiares mais novos a frequentarem a escola, porque todos vivem num espaço/tempo onde tal instituição detém um papel de realce para cada um e para a comunidade. Além disso, com recurso à associação de palavras ou a respostas relativamente breves a partir de questões específicas, torna-se possível ler as representações construídas face ao assunto em discussão -o significado e importância da escola-, por indivíduos com idades compreendidas entre os 28 e os 69 anos, assumindo que as suas dificuldades de literacia serão mais um problema social do que uma deficiência individual.

Keywords : Educação e formação; Adultos; Escola..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )