SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Experiências juvenis contemporâneas: reflexões teóricas e metodológicas sobre socialização e individualizaçãoO brinquedo inclusivo em uma escola infantil em Barcelona índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

MOREIRA, Ana Isabel; DUARTE, Pedro; ROTHES, Luís  e  DIOGO, Fernando. Eu, quando era pequeno, gostava da escola… de comer na cantina”: perspectiva(s) dos adultos sobre a organização escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e39626.  Epub 01-Ago-2022. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644439626.

A educação e formação de adultos não se restringe, hoje, a práticas educativas que se definem por relação a um qualquer sistema escolar (ou profissional). Ainda assim, e sendo a aprendizagem transversal às várias dimensões da vida humana e passível de acontecer em distintos contextos sociais, é legítimo que se questionem, por via de um inquérito, 32 adultos analfabetos ou com baixos índices de literacia sobre a perspectiva que perfilham quanto à organização escolar. Porque alguns deles experienciaram essa realidade e precocemente a abandonaram, porque outros têm familiares mais novos a frequentarem a escola, porque todos vivem num espaço/tempo onde tal instituição detém um papel de realce para cada um e para a comunidade. Além disso, com recurso à associação de palavras ou a respostas relativamente breves a partir de questões específicas, torna-se possível ler as representações construídas face ao assunto em discussão -o significado e importância da escola-, por indivíduos com idades compreendidas entre os 28 e os 69 anos, assumindo que as suas dificuldades de literacia serão mais um problema social do que uma deficiência individual.

Palavras-chave : Educação e formação; Adultos; Escola..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )