SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Eu, quando era pequeno, gostava da escola… de comer na cantina”: perspectiva(s) dos adultos sobre a organização escolarDemocracia, educação e escola: pela inclusão educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

MEDINA, Alice Maria Correa  e  ESTRADA, Maria Rosa Buxarrais. O brinquedo inclusivo em uma escola infantil em Barcelona. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e42757.  Epub 25-Set-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644442757.

A inclusão é um assunto que deve ser conhecido e refletido desde a infância. A pesquisa foi realizada em duas turmas de crianças de 5 e 6 anos de uma escola de Barcelona. O objetivo foi desenvolver atividades com as crianças, baseadas na relação da educação integrativa por meio do brinquedo de pano e nos processos de intervenção relacional e contextual da criança no ambiente escolar e familiar. A metodologia utilizada no estudo é de natureza qualitativa, considerando as relações sociais e o discurso das crianças. Os meninos e as meninas das duas turmas da escola pública de Barcelona desenvolveram um relacionamento e geraram carinho pelos bonecos em um processo em que a diferença foi re-significada, ou seja, a diferença não desqualificou, mas que, em pelo contrário, forneceu uma identidade ao brinquedo durante o relacionamento das crianças com ele. Embora tenha havido uma surpresa quando as crianças pegaram o ninot, por se tratar de um brinquedo diferente, durante a investigação, todas as crianças tiveram um relacionamento positivo e até afetuoso com os ninots. Também deve ser levada em consideração a participação dos professores das duas turmas que participaram da pesquisa, conversando com as crianças sobre as diferenças e corrigindo as histórias produzidas em Catalão. A investigação mostrou que meninos e meninas podem se relacionar e criar afeto por um brinquedo inclusivo.

Palavras-chave : Infância; Inclusão; Brinquedos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )