SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45The inclusive toy in a early childhood school in BarcelonaLarge-scale evaluations as a biopolitical and disciplinary power device author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

VASCONCELOS, Ivar César Oliveira de. Democracia, educação e escola: pela inclusão educacional. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e35464.  Epub Aug 07, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435464.

Este estudo tem como foco temático a busca de soluções para se cumprirem a democracia prometida, a educação de alta urgência e a escola democrático-inclusiva, vertentes que bifurcam no sentido de um objeto de pesquisa: a escola inclusiva. Portanto, visa compreender como seria uma escola inclusiva na qual a educação necessária se comprometeria com a democracia esperada. Com base numa revisão da literatura, incluindo pesquisas do autor, apresenta aspectos da efetiva inclusão educacional. Concluiu que, na escola em que ocorre a inclusão educacional, as estratégias de atuação, os projetos e a interação social humanizam porque seus membros estabelecem mútuos diálogos, conforme singularidades individuais.

Keywords : Democracia; Inclusão Educacional; Escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )