SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45El juguete inclusivo en una escuela infantil de BarcelonaAs avaliações em larga escala como dispositivo do poder disciplinar e da biopolítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

VASCONCELOS, Ivar César Oliveira de. Democracia, educação e escola: pela inclusão educacional. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e35464.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435464.

Este estudo tem como foco temático a busca de soluções para se cumprirem a democracia prometida, a educação de alta urgência e a escola democrático-inclusiva, vertentes que bifurcam no sentido de um objeto de pesquisa: a escola inclusiva. Portanto, visa compreender como seria uma escola inclusiva na qual a educação necessária se comprometeria com a democracia esperada. Com base numa revisão da literatura, incluindo pesquisas do autor, apresenta aspectos da efetiva inclusão educacional. Concluiu que, na escola em que ocorre a inclusão educacional, as estratégias de atuação, os projetos e a interação social humanizam porque seus membros estabelecem mútuos diálogos, conforme singularidades individuais.

Palabras clave : Democracia; Inclusão Educacional; Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )