SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Democracy, education and school:toward to educational inclusionThe vita activa and the challenges for education from Hannah Arendt author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

TEDESCHI, Sirley Lizott  and  PAVAN, Ruth. As avaliações em larga escala como dispositivo do poder disciplinar e da biopolítica. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e35702.  Epub Aug 30, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435702.

Neste artigo, discutimos as avaliações em larga escala. A análise é fruto de pesquisa realizada por meio de entrevista semiestruturada com professores/as que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual com alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para a análise dos enunciados dos/as professores/as, aproximamo-nos dos estudos pós-estruturalistas. Problematizamos, em um primeiro momento, as avaliações em larga escala e a pretensão de se colocarem como uma das “verdades” da educação na atualidade e de medirem a “qualidade” da educação. Em um segundo momento, mostramos as avaliações em larga escala como um dispositivo do poder disciplinar e da biopolítica. Ao adotarem procedimentos do poder disciplinar e da biopolítica para o controle e normalização dos sujeitos escolares, essas avaliações forçam uma padronização curricular e deparam-se com movimentos de resistência de professores/as e alunos/as, que potencializam outros modos de pensar a avaliação, o currículo e os processos educacionais no contexto escolar.

Keywords : Avaliação em Larga Escala; Currículo; Poder..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )