SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Democracia, educação e escola: pela inclusão educacionalA vita activa e os desafios para a educação a partir de Hannah Arendt índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

TEDESCHI, Sirley Lizott  y  PAVAN, Ruth. As avaliações em larga escala como dispositivo do poder disciplinar e da biopolítica. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e35702.  Epub 30-Ago-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435702.

Neste artigo, discutimos as avaliações em larga escala. A análise é fruto de pesquisa realizada por meio de entrevista semiestruturada com professores/as que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual com alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para a análise dos enunciados dos/as professores/as, aproximamo-nos dos estudos pós-estruturalistas. Problematizamos, em um primeiro momento, as avaliações em larga escala e a pretensão de se colocarem como uma das “verdades” da educação na atualidade e de medirem a “qualidade” da educação. Em um segundo momento, mostramos as avaliações em larga escala como um dispositivo do poder disciplinar e da biopolítica. Ao adotarem procedimentos do poder disciplinar e da biopolítica para o controle e normalização dos sujeitos escolares, essas avaliações forçam uma padronização curricular e deparam-se com movimentos de resistência de professores/as e alunos/as, que potencializam outros modos de pensar a avaliação, o currículo e os processos educacionais no contexto escolar.

Palabras clave : Avaliação em Larga Escala; Currículo; Poder..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )