SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Large-scale evaluations as a biopolitical and disciplinary power devicePerception of bullying practice at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo. A vita activa e os desafios para a educação a partir de Hannah Arendt. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e36201.  Epub Aug 18, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436201.

O foco temático deste artigo é a discussão de Hannah Arendt sobre a vita activa e suas três atividades que são o labor, o trabalho e a ação e suas relações com a educação. O objetivo é explicar como no mundo atual por conta da vitória do animal laborans [a necessidade de preservação da própria vida] e/ou do homo faber [a intensa produção de bens duráveis pelo trabalho] houve um desmerecimento/desvalorização da ação política no espaço público, relacionando esse fenômeno com a compreensão arendtiana de educação como preparação para o mundo comum. Demonstramos como para Arendt a escola é um espaço preparatório para a plena cidadania com a chegada dos jovens à maioridade civil, um espaço para ensaios da vida pública no mundo comum que será herdado pelos estudantes. O método utilizado é a pesquisa bibliográfica de textos clássicos de Hannah Arendt como A condição humana e seus textos sobre a educação, além de ampla pesquisa sobre os seus comentadores. Os resultados esperados são: (a) a demonstração conceitual dos desafios da educação para o pleno exercício da cidadania no mundo atual diante da vitória do animal laborans e do homo faber bem como (b) a conceituação da educação para Hannah Arendt. Uma conclusão de nossos estudos é que pela educação como a entendeu Arendt, é possível refletir sobre o papel social da escola e questionar sua função de ensinar para a cidadania plena que pode se expressar na felicidade pública.

Keywords : Cidadania; Ação; Filosofia Política da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )