SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45The vita activa and the challenges for education from Hannah ArendtAttractiveness to entering and staying in teaching carrier in municipal education networks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

REIS, Katarina Pereira; VIANNA, José Antonio; FERREIRA, Telma Antunes Dantas  and  LOVISOLO, Hugo Rodolfo. A percepção dos praticantes de bullying na escola. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e38215.  Epub Sep 06, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644438215.

Os praticantes de bullying têm sido pouco investigados nas pesquisas sobre o fenômeno. Para a percepção de praticantes de bullying procedemos à focalização progressiva dos investigados na qual encontramos 63 alunos com três registros ou mais neste período - 31 estudantes continuavam na instituição investigada. Aceitaram participar da entrevista compreensiva em grupos focais 19 alunos (M = 13; F = 6). Os sujeitos associaram a prática do bullying ao prazer e a diversão. Segundo os investigados o bullying ocorre diariamente e proporciona tanto ao praticante quanto ao alvo, a aquisição da capacidade de lidar com a adversidade. O abandono da prática se dá, progressivamente, a partir da influência de agências de socialização (escola e família) e do comprometimento com as perspectivas da vida adulta.

Keywords : Bullying; Praticantes; Violência escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )