SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45A vita activa e os desafios para a educação a partir de Hannah ArendtAtratividade no ingresso e permanência na carreira docente em redes municipais de educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

REIS, Katarina Pereira; VIANNA, José Antonio; FERREIRA, Telma Antunes Dantas  y  LOVISOLO, Hugo Rodolfo. A percepção dos praticantes de bullying na escola. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e38215.  Epub 06-Sep-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644438215.

Os praticantes de bullying têm sido pouco investigados nas pesquisas sobre o fenômeno. Para a percepção de praticantes de bullying procedemos à focalização progressiva dos investigados na qual encontramos 63 alunos com três registros ou mais neste período - 31 estudantes continuavam na instituição investigada. Aceitaram participar da entrevista compreensiva em grupos focais 19 alunos (M = 13; F = 6). Os sujeitos associaram a prática do bullying ao prazer e a diversão. Segundo os investigados o bullying ocorre diariamente e proporciona tanto ao praticante quanto ao alvo, a aquisição da capacidade de lidar com a adversidade. O abandono da prática se dá, progressivamente, a partir da influência de agências de socialização (escola e família) e do comprometimento com as perspectivas da vida adulta.

Palabras clave : Bullying; Praticantes; Violência escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )