SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Perception of bullying practice at schoolInternationalization of education and curriculums in the contexts of Basic and Secondary Education in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

LIMA, Michelle Fernandes  and  MASSON, Gisele. Atratividade no ingresso e permanência na carreira docente em redes municipais de educação. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e38298.  Epub Aug 30, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644438298.

Este artigo é parte integrante de pesquisa de pós-doutoramento realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e vinculada ao Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação (UNICENTRO/PR) e ao Grupo Capital, Trabalho, Estado e Educação: Políticas Educacionais e Formação de Professores (UEPG/PR). A referida pesquisa teve como objetivo central analisar dados sobre os Planos de Carreira dos docentes das 35 redes municipais de educação das mesorregiões Sudeste e Centro-Oriental do Paraná, para verificar a atratividade no ingresso e permanência na carreira docente. Planos de carreira e tabelas salariais atualizadas foram utilizados como fontes de estudo. Pelos dados levantados, este texto observa que a valorização do professor, de acordo com a titulação desde o início da carreira, não ocorre na quase totalidade das redes, e diversos desafios ainda precisam ser superados para a garantia da valorização docente.

Keywords : Carreira docente; Planos de carreira dos professores; Atratividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )