SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Internationalization of education and curriculums in the contexts of Basic and Secondary Education in PortugalThe childhood and the play of yesterday and today: A multidisciplinary perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

RIBEIRO JUNIOR, Halferd Carlos  and  SOLE, Maria Glória Parra Santos. Modelos de formação de professores de História: um estudo comparado entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (Brasil) e a Universidade do Minho (Portugal). Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e39103.  Epub Aug 22, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644439103.

A sociedade contemporânea, marcada pela tecnologia de informação e comunicação, exige do indivíduo uma postura proativa, flexível, e em constante aprendizado, para a superação de seus limites frente as constantes transformações tecnológicas, econômicas, políticas, sociais e culturais. Nesse cenário, apresentamos os resultados de uma pesquisa que aborda o estágio supervisionado na formação inicial do professor de história, da experiência desenvolvida na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil, e da Universidade do Minho, Braga, Portugal, indagando acerca do paradigma que sustenta a metodologia proposta para o ensino de história e o perfil do professor de história desejado.

Keywords : Formação de Professores; Estágio Supervisionado, Educação Histórica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )