SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Internacionalização da educação e dos currículos nos contextos do Ensino Básico e Secundário em Portugal.A infância e o brincar de ontem e de hoje: Uma perspectiva multidisciplinar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

RIBEIRO JUNIOR, Halferd Carlos  e  SOLE, Maria Glória Parra Santos. Modelos de formação de professores de História: um estudo comparado entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (Brasil) e a Universidade do Minho (Portugal). Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e39103.  Epub 22-Ago-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644439103.

A sociedade contemporânea, marcada pela tecnologia de informação e comunicação, exige do indivíduo uma postura proativa, flexível, e em constante aprendizado, para a superação de seus limites frente as constantes transformações tecnológicas, econômicas, políticas, sociais e culturais. Nesse cenário, apresentamos os resultados de uma pesquisa que aborda o estágio supervisionado na formação inicial do professor de história, da experiência desenvolvida na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, Brasil, e da Universidade do Minho, Braga, Portugal, indagando acerca do paradigma que sustenta a metodologia proposta para o ensino de história e o perfil do professor de história desejado.

Palavras-chave : Formação de Professores; Estágio Supervisionado, Educação Histórica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )