SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45History teachers training models: a comparative study between the Federal University of the Southern Border (Brazil) and the University of Minho (Portugal)Teaching guidelines in the construction of teaching professionality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

COSTA, Ana Valeria Lopes Correa  and  FERRONATO, Cristiano de Jesus. A infância e o brincar de ontem e de hoje: Uma perspectiva multidisciplinar. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e39447.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644439447.

O objetivo deste artigo é abordar o brincar enquanto essência da criança e o brinquedo material ou materializado condutor dessa ação, envolvidos por afetos, culturas e épocas. Para tal, foi realizada uma revisão de literatura com contribuições de autores da historiografia, sobre a infância; da filosofia com as percepções de Platão; da arqueologia, que identificou o brincar em achados pré-históricos, a exemplo das artes rupestres; da psicologia e as suas observações do brincar, enquanto predisposição hereditária e da sua relação com a cognição, bem como da psicanálise que, na mesma época observou no brincar conteúdos inconscientes. Para neurociência esse comportamento compreende as regiões mais antigas do cérebro (regiões subcorticais), que influenciam a estruturação das regiões neocorticais, responsáveis pela inteligência humana. O diálogo multidisciplinar amplia o olhar sobre a natureza do brincar e suas características, seus aspectos históricos e culturais, origem ancestral e envolvimento com a complexa estrutura cerebral relacionada à inteligência.

Keywords : Brincar; Educação; Perspectiva multidisciplinar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )