SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Modelos de formação de professores de História: um estudo comparado entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (Brasil) e a Universidade do Minho (Portugal)Pautas didáticas na construção da profissionalidade docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

COSTA, Ana Valeria Lopes Correa  e  FERRONATO, Cristiano de Jesus. A infância e o brincar de ontem e de hoje: Uma perspectiva multidisciplinar. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e39447.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644439447.

O objetivo deste artigo é abordar o brincar enquanto essência da criança e o brinquedo material ou materializado condutor dessa ação, envolvidos por afetos, culturas e épocas. Para tal, foi realizada uma revisão de literatura com contribuições de autores da historiografia, sobre a infância; da filosofia com as percepções de Platão; da arqueologia, que identificou o brincar em achados pré-históricos, a exemplo das artes rupestres; da psicologia e as suas observações do brincar, enquanto predisposição hereditária e da sua relação com a cognição, bem como da psicanálise que, na mesma época observou no brincar conteúdos inconscientes. Para neurociência esse comportamento compreende as regiões mais antigas do cérebro (regiões subcorticais), que influenciam a estruturação das regiões neocorticais, responsáveis pela inteligência humana. O diálogo multidisciplinar amplia o olhar sobre a natureza do brincar e suas características, seus aspectos históricos e culturais, origem ancestral e envolvimento com a complexa estrutura cerebral relacionada à inteligência.

Palavras-chave : Brincar; Educação; Perspectiva multidisciplinar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )