SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Education and neoliberalism in Angola: challenges of primary educationThe professional development of teacher and the expansion and stratification of the Brazilian educational system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

CASTELO BRANCO, Jordanna  and  CORSINO, Patrícia. Experiência do encontro na educação infantil: interações, brincadeiras e espaços. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e40914.  Epub Aug 21, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644440914.

Este texto analisa parte do material produzido no âmbito da pesquisa de doutorado de uma das autoras, que teve como objetivo discutir a avaliação de contexto e a qualidade educativa na pré-escola. Os eventos de pesquisa analisados foram produzidos a partir de observações e registro em caderno de campo e fotográfico durante a estada em quatro escolas italianas, três localizadas na região de Piemonte e uma na Lombardia, por ocasião do doutorado sanduíche, no segundo semestre de 2017. O texto está organizado em duas partes: interações e brincadeiras e os espaços como lugar de diálogo. Tem como pilares teóricos os estudos de Bakhtin (2003, 1992) e Vigotiski (2008). As fotografias e notas de caderno de campo apontaram a importância de o adulto sustentar as interações das crianças seja pela escuta atenta, seja na organização dos espaços. Conclui que cabe ao adulto o deslocamento de uma pedagogia transmissiva, centrada em conteúdos pré-estabelecidos e na explicação, para uma pedagogia participativa, dialógica, cujas propostas se dão nas interações com as crianças, na interlocução com suas curiosidades, desejos, necessidades.

Keywords : Educação Infantil; Interações Dialógicas; Experiências Educativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )