SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Educação e neoliberalismo em Angola: desafios do ensino primárioO desenvolvimento profissional docente e a expansão e estratificação do sistema educacional brasileiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CASTELO BRANCO, Jordanna  y  CORSINO, Patrícia. Experiência do encontro na educação infantil: interações, brincadeiras e espaços. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e40914.  Epub 21-Ago-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644440914.

Este texto analisa parte do material produzido no âmbito da pesquisa de doutorado de uma das autoras, que teve como objetivo discutir a avaliação de contexto e a qualidade educativa na pré-escola. Os eventos de pesquisa analisados foram produzidos a partir de observações e registro em caderno de campo e fotográfico durante a estada em quatro escolas italianas, três localizadas na região de Piemonte e uma na Lombardia, por ocasião do doutorado sanduíche, no segundo semestre de 2017. O texto está organizado em duas partes: interações e brincadeiras e os espaços como lugar de diálogo. Tem como pilares teóricos os estudos de Bakhtin (2003, 1992) e Vigotiski (2008). As fotografias e notas de caderno de campo apontaram a importância de o adulto sustentar as interações das crianças seja pela escuta atenta, seja na organização dos espaços. Conclui que cabe ao adulto o deslocamento de uma pedagogia transmissiva, centrada em conteúdos pré-estabelecidos e na explicação, para uma pedagogia participativa, dialógica, cujas propostas se dão nas interações com as crianças, na interlocução com suas curiosidades, desejos, necessidades.

Palabras clave : Educação Infantil; Interações Dialógicas; Experiências Educativas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )