SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Experiência do encontro na educação infantil: interações, brincadeiras e espaçosA constituição do Sujeito-Mãe nos livros didáticos de matemática da Educação do Campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

JARDILINO, Jose Rubens Lima  e  SAMPAIO, Ana Maria Mendes. O desenvolvimento profissional docente e a expansão e estratificação do sistema educacional brasileiro. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e38443.  Epub 16-Ago-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644438443.

Este artigo tem por objetivo analisar a importância das políticas de valorização do desenvolvimento profissional docente frente à expansão dos sistemas educativos, que ocorre na contramão da estratificação educacional. Com base em dados oficiais e na produção da área, trata-se de um estudo teórico que discute sobre a relação entre a formação de professores e a estratificação dos sistemas educativos, numa concepçãoeducacional pautada pelas desigualdades epela reprodução e dominação social. A abordagem argumentativa indica que a preparação do professor é fundamental para sua atuação num contexto de desigualdades sociais, com vistas a conduzir um processo de formação/trabalho comprometido com equidade e transformação da sociedade. Conclui-se que os problemas na formação de professores (inicial e continuada) exigem políticas públicas direcionadas para uma formação docente que rompa com a tradição estabelecida e revivida nas instituições formadoras, com fins a atender aos diversos contextos sociais no Brasil. Portanto, as políticas de valorização ao desenvolvimento profissional docente, se estabelecem como parceiras na luta pela democratização de um ensino e, por conseguinte, favoráveis a uma maior mobilidade socioeducativa.

Palavras-chave : Profissional Docente; Expansão do Ensino; Estratificação Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )